quinta-feira, 31 de março de 2011

JIM ROGERS - PETRÓLEO A SUBIR E ENERGIA NUCLEAR VOLTARÁ

O desastre nuclear do Japão vai aumentar a procura por gás natural e petróleo por enquanto e os preços do petróleo vão subir, mas o mundo ainda não pode prescindir da energia nuclear disse o investidor Jim Rogers. No entanto, o urânio e stocks de energia nuclear são susceptíveis de serem boa compra em apenas dois ou três anos, quando as coisas se acalmarem. "A menos que se encontre algo para substituir o petróleo e o carvão, temos que ter o nuclear quer queiramos ou não". Rogers, cuja carteira de investimento é principalmente composta por commodities e moedas, disse que os preços do petróleo vão subir. "O preço do petróleo estará muito maior na próxima década". Rogers comprou acções japonesas a seguir ao terramoto e o tsunami que atingiu o país no início deste mês. “Isto vai provocar eventualmente uma desaceleração da economia japonesa mas vão ter que reconstruir e eles vão reconstruir". Os investidores japoneses vão ter que trazer o seu dinheiro para casa e é provável que vendam títulos do governo dos EUA "Eu não estou a vender nada. Estou a esperar para vender a descoberto títulos do governo dos EUA. " Jim Rogers está a comprar o yuan chinês, que está praticamente fora do alcance dos investidores estrangeiros devido aos controles de capital impostos pelo governo sempre que pode encontrar formas de comprá-lo, mas não está a comprar acções chinesas . "Eu só gostaria de comprar na China quando entrar em colapso e ainda não entrou em colapso já lá vai dois anos". " Os meus filhos vão comprar as minhas acções chinesas. Não estou a planear vender as minhas acções chinesas nunca." As moedas estão a ficar cada vez mais "rebaixadas" em todo o mundo. "Na verdade, eu comprei alguma prata e ouro na semana passada não muita. "O dinheiro de papel está a ser degradado em todo o mundo, o mundo tem agora mais inflação e mais degradação de moeda, não venda a sua prata".

1 comentário:

  1. Infelizmente é verdade. A energia nuclear fornece uma grande fatia de energia (nesses países que possuem centrais nucleares) e não pode ser descartada de um momento para o outro.

    Quanto ao preço das commodities aumentar. Isto acontece porque o FED (Federal Reserve - é o banco central norte-americano) está a imprimir dolares como se não houvesse amanhã. Muito dinheiro para os mesmos produtos e serviços significa que o dinheiro vale menos, "está a ser degradado" como aparece no artigo. Como o dinheiro vale menos os produtos precisam de mais dinheiro para o mesmo valor, logo ficam mais caros. Não vai ser só petróleo, nos próximos anos vamos ver os preços da comida disparar.

    ResponderEliminar